Servidores públicos preparam protesto para a próxima terça (15)

11/12/2015

O Fórum das ADs, juntamente com diversas categorias do funcionalismo público, fará uma mobilização na próxima terça-feira (15), na Assembleia Legislativa (AL-BA), em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 148/2015, que será votada no plenário da Casa neste mesmo dia, a partir das 14h45. A atividade foi aprovada em reunião na Associação dos Funcionários Públicos da Bahia (Afpeb), quinta (10).

Os manifestantes exigirão não só a retirada da PEC da pauta, mas do Projeto de Lei (PL) nº 21.631/2015, que seriam votados pelos deputados no dia 9. Porém, em função da pressão dos servidores e da comunidade acadêmica das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) (veja aqui), o processo foi adiado.

Ainda conforme encaminhamento da reunião na Afpeb, foi decidida a paralisação das atividades por 48h a partir do dia 15, mais a elaboração de uma carta aos servidores retratando as propostas do governo e reforçado a convocação para o ato. Os professores da Uefs não irão paralisar as atividades acadêmicas, já que não houve tempo hábil para a convocação de assembleia e votação da proposta.

A PEC foi aprovada na quinta (10), em reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle (CFOFC) e de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (CIDET), mesmo com a pressão do Fórum das ADs e de outras categorias de servidores presentes na sessão.   

Panfletagem
Na próxima quinta-feira (17), a partir das 7h, os professores da Uefs farão panfletagem no pórtico da Uefs. O objetivo do encaminhamento, aprovado na assembleia da categoria, é ampliar ainda mais a divulgação das decisões da Assembleia Geral Universitária (AGU), realizada dia 3 de dezembro (Veja aqui).

Leia Também