Adufs participa do 21ª Curso Anual do NPC

24/11/2015

Aconteceu entre os dias 18 e 22, na cidade do Rio de Janeiro, a 21ª edição do Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Neste ano, o tema “A mídia de esquerda contra o conservadorismo no Brasil” foi refletido no curso que homenageou o comunicador e educador popular, Vito Giannotti.

A proposta do curso é contribuir para a formação de comunicadores sindicais na luta contra a hegemonia conservadora no país, além de apontar alternativas e estratégias comunicacionais que possibilitem instrumentar a classe trabalhadora no enfrentamento da opressão, da exploração e da precarização nas condições de trabalho. “O curso tem o objetivo de plantar sementes, fazendo com que cada estado e cada entidade, possam levar estes debates para os seus locais de atuação, e, a partir disso, pensar como agir”, explicou Sheila Jacob, jornalista do NPC.

Mesas temáticas como “50 anos depois: ecos da ditadura nas ruas, nas escolas, no país”, “JE SUS... coxinha! A mídia e o fortalecimento do conservadorismo”, “Televisão no Brasil hoje”, “A mídia, a gentrificação e os trabalhadores”, “O que aconteceu em junho de 2013?” e oficinas marcaram as discussões durante o curso, que também homenagem ao fundador do NPC, Vito Giannotti, falecido em julho deste ano. “Vito para mim é uma grande referência. Muito do que eu aprendi, não foi na faculdade. Foi na prática diária do NPC, com o Vito e com a Claudia Giannotti. Vito Giannotti está para a comunicação popular, assim como Paulo Freire está para a educação”, declarou Jacob.

A Adufs, que participou em edições anteriores do curso do NPC, neste ano, foi representada pelo professor Gean Santana, pela assessora de comunicação, Amini Dórea e pelo estagiário de comunicação, Murilo Santana.

Leia Também