Mudanças no Planserv pesam no bolso do servidor

28/10/2015

As alterações no Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv), (Veja aqui) aprovadas com a maioria dos votos dos deputados baianos, na última quarta (21), impactarão no orçamento das famílias, que sofrerão com reajuste nas mensalidades e se adequarão a novas faixas de contribuição. Agora, o Projeto de Lei (21.501/2015) segue para sanção do governador. Atualmente, são 504 mil segurados.

Entre as mudanças que pesarão no bolso do servidor estão o aumento da mensalidade do cônjuge, que sobe de 40% para 50% do valor do titular. O teto de contribuição passará de R$ 10.250 para R$ 22.250. Além disso, a contribuição dos beneficiários que decidirem aderir ao Planserv cinco anos após a vigência da lei levará em consideração as faixas etária e salarial. 

A aprovação do PL 21.5011/2015 demonstra o descuido do governo estadual com os servidores públicos da Bahia, profissionais que prestam importante serviço à sociedade. Para a diretoria da Adufs, a aprovação do PL sem a discussão e a anuência da categoria é mais uma manobra do governo para forçar os trabalhadores a pagarem a conta do seu projeto de desmonte do setor público.

Leia Também