Fórum das ADs cobra discussão do orçamento para 2016
09/10/2015
Na tarde da próxima terça-feira (13), o Fórum das ADs irá às secretarias estaduais da Administração (Saeb), da Educação (SEC) e das Relações Institucionais (Serin) cobrar posição sobre ofício protocolado no dia 6 de agosto (Veja aqui). No documento, solicita reuniões com o objetivo de construir uma agenda de trabalho para tratar do novo quadro de cargos e do planejamento orçamentário de 2016. O documento ainda sugere como datas a próxima terça (13), além dos dias 18 de novembro e 10 de dezembro.
Como já se passaram dois meses sem resposta, o Fórum, mais uma vez, demonstrará disposição para diálogo. Diante da grave crise financeira pela qual passam as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e da iminência de uma realidade ainda mais difícil no próximo ano, já que foi enviada às reitorias uma proposta orçamentária para 2016 que prevê recursos inferiores ao necessário para atendimento das demandas acadêmicas, é urgente que o governo Rui Costa receba a categoria.
Atualmente, em função da redução da verba de custeio, investimento e manutenção, as universidades não possuem recursos financeiros para a compra de material didático e nem conseguem honrar os pagamentos. No dia 2 de outubro, a reitoria da Uefs divulgou nota pública (Veja aqui) informando que tem feito todos os esforços para manter a instituição funcionando, mas que todo o trabalho será em vão, caso o governo continue negando suplementar o orçamento.
Desde 2012, o Movimento Docente (MD) denuncia os reflexos desastrosos da crise orçamentária nas condições de trabalho e estudo dos estudantes, professores e técnico-administrativos. Depois de muita luta, após uma greve de quase 90 dias, a categoria conseguiu que o orçamento para o exercício de 2015 seja executado na integralidade, sem contingenciamentos, além da garantia de direitos trabalhistas travados há três anos.