Fórum das ADs reúne-se com reitores das Ueba
28/09/2015
O Fórum das ADs terá reunião com o Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) nesta tarde (28), na Uneb, em Salvador. Na pauta, Lei Orçamentária (LOA) para 2016, a negação das solicitações dos docentes para saída do país, imposta pelo governo Rui Costa, além da portaria da Secretaria Estadual da Administração (Saeb) que convoca os professores em regime de dedicação exclusiva (DE) a prestarem esclarecimentos sobre o suposto acúmulo indevido de atividades.
Na ocasião, o Fórum das ADs solicitará esclarecimento sobre a cota prevista na LOA para as Ueba, já que os reitores participaram do Grupo de Trabalho (GT) com representantes das secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento (Seplan) para discussão da pauta e, ainda assim, o valor proposto pelo governo está aquém do necessário para atendimento das demandas institucionais.
O encontro também é um importante momento para discutir como reforçar a pressão sobre o governo para ampliar o orçamento a ser destinado no próximo ano às instituições, já bastante penalizadas pela constante redução da verba de custeio e investimento. Na Uefs, onde a reitoria se esforça na tentativa de garantir o término do primeiro semestre letivo de 2015, as atividades acadêmicas estão bastante comprometidas. A situação é semelhante nas demais Ueba.
O resultado da reunião com o Fórum de Reitores e os informes das mobilizações pós-greve serão repassados aos professores da Uefs durante a assembleia (Veja aqui) que será realizada na próxima quinta-feira (1º), às 16h30, no Auditório 5, Módulo VII. Também estão na pauta, a representação da Adufs nos Conselhos Superiores da universidade e a prestação de contas do primeiro semestre deste ano.