Adufs organiza debate com o tema Dívida Pública, Orçamento e Crise do Capitalismo
28/09/2015
Na próxima quarta-feira (30), às 14h, no Auditório do Módulo I, a Adufs promoverá debate sobre “Dívida Pública, Orçamento das Ueba e Crise do capitalismo”, com o expositor Filipe Leão, diretor do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon) da Controladoria Geral da União (CGU) e membro da Auditoria Cidadã da Dívida. A atividade, que também terá a explanação de representantes do Fórum das ADs e dos estudantes, integra as mobilizações pós-greve encaminhadas pelo Movimento Docente (MD).
Filipe Leão apresentará um estudo comparativo entre os gastos do governo com as políticas sociais e o recurso que é destinado para a dívida pública, abordará como a verba da União é pactuada para os estados e municípios, além de defender posição contrária ao discurso de alguns estudiosos da área econômica de que a dívida pública surge do déficit nas contas públicas. O sindicalista e técnico da CGU acrescenta que “precisamos discutir a taxa cobrada por bancos, fundos e corretoras quando financiam o país e a rolagem da dívida pública. Esse é um dos debates urgentes, tendo em vista que a atual extração da riqueza por meio dos juros concentra renda e deteriora o bem estar da população”.
Em meio à política de austeridade do governo, reforçada através do estrangulamento dos programas sociais e da retirada dos direitos dos trabalhadores, é urgente que as entidades, sindicatos e movimentos sociais se organizem. Para Elson Moura, diretor da Adufs, o debate da próxima quarta (30) é de grande importância, porque contribui com a instrumentalização política dos trabalhadores, na perspectiva de prepará-los para lutar contra o projeto do governo. “A característica das crises capitalistas é o uso do fundo público para socorrer o mercado, à custa da negação de direitos e do corte de investimento no setor público. Nós, trabalhadores, não devemos pagar essa conta”, alertou.