Adufs promove mais uma Quinta-Encontros

27/08/2015

No final da tarde de hoje (27), os professores da Uefs se reuniram em mais uma Quinta-Encontros. A confraternização foi animada pelo cantor, compositor e instrumentista feirense Marcos Heynna, que apresentou repertório afro-pop com canções autorais e releitura de compositores baianos. Durante a cerimônia, a diretora da Adufs, Marilene Lopes, informou sobre a reunião realizada nesta tarde (27) pelo Grupo de Trabalho (GT) responsável pela discussão do Projeto de Lei (PL) que substituirá a Lei 7176/97.

“Pelo acordo firmado em agosto com o governo e o Movimento Docente, resultado da greve, foi formado um GT composto por representantes das secretarias estaduais e do Fórum das ADs. O objetivo é debater o PL que substituirá a lei 7176. Desde o fim do movimento paredista, já foram realizadas três encontros e, em todos eles, cobramos o que está estabelecido no Termo de Acordo e a garantia da autonomia universitária”, informou a diretora aos participantes do evento, destacando que, nesta semana, foi lançada mais uma edição do Jornal da Adufs.

Marilene Rocha ainda reiterou que apesar do término da greve, os docentes devem se manter mobilizados, pois é necessário acompanhar a discussão feita no governo sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2016 e sobre os projetos de Lei que tratam da alteração do quadro de vagas e da revogação da 7176/97.

Segundo Leomárcia Caffé, professora que participou ativamente das atividades da greve, o movimento paredista é um processo pedagógico. A professora também afirmou que a Quinta-Encontros pode contribuir com a inclusão de novos militantes à luta em defesa da educação pública. “Este encontro permite que a categoria troque informações, divida experiências e estimule o colega que ainda não conhece o cotidiano do Movimento Docente a refletir sobre a necessidade de endossar a luta”.

A Quinta-Encontros é um projeto desenvolvido pela diretoria da Adufs com a proposta de integrar a categoria. Algumas edições vêm acompanhadas de debate sobre variados temas. A última aconteceu no mês de março deste ano, com o tema Descriminalização do Aborto. A mesa foi composta pelas debatedoras Greice Maria Menezes, doutora pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e Caroline Lima Santos, diretora da Associação de Docentes da Uneb (Aduneb) e responsável pela pasta de Gênero, Relações étnico-raciais e Diversidade Sexual.  

Leia Também