Ato Público defende melhores e democráticas condições de mobilidade urbana para a cidade

26/08/2015

Na manhã da última terça-feira (25), representantes da Adufs participaram de mais um ato organizado pela “Campanha Feira em Movimento: cidade pra quem?” e por representantes de diversos movimentos sociais de Feira de Santana. A manifestação, que saiu do estacionamento em frente à prefeitura, seguiu até o Fórum Filinto Bastos, conclamando a população feirense a se unir ao movimento e fortalecer a defesa de melhores e democráticas condições de mobilidade urbana para a cidade.

Com palavras de ordem, os manifestantes fizeram sérias e contundentes críticas à construção desordenada e irresponsável do BRT (Bus Rapid Trânsit). Além de demonstrar a disposição para o endurecimento do embate contra o atual projeto do governo municipal e para a necessidade de defender a construção de um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) participativo. 

Conforme observou a professora Larissa Penelu, diretora da Adufs, ainda é necessário um domínio por parte da população do significado prejudicial da obra do BRT. Diante disso, os atos buscam unir forças entre movimentos sociais que reivindicam a imediata interrupção das obras do atual projeto da prefeitura na Avenida Getúlio Vargas, como dar andamento ao debate mais amplo sobre mobilidade urbana e rural no município.

Além do ato que ocorreu ontem pela manhã, à tarde, por volta das 16h, os representantes de movimentos sociais e entidades sindicais se reuniram, no cruzamento que liga as Avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas, para discutir as próximas ações da mobilização. Os encaminhamentos deliberados na reunião, segundo Davi Mendes, membro da Campanha Feira em Movimento, indicam para a intensificação do debate. Dentre as ações encaminhadas, está: a organização de atos no Fórum, para pressionar o andamento das ações civis públicas e demonstrar para o Ministério Público a contrariedade dos grupos organizados com a derrubadas das árvores na Avenida. Além disso, haverá panfletagens e um grande ato público que está previsto para o próximo sábado (29), com horário e local a serem definidos.

Confira aqui a nota que foi elaborada pelas entidades que são contra o projeto BRT.
 

Leia Também