Comitê Estadual em defesa da Educação Pública prepara ações para o 2º semestre
24/08/2015
O Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública se reunirá no próximo sábado (29), às 9h, em Vitória da Conquista, para discutir, entre outras pautas, o planejamento das atividades que ocorrerão ainda em 2015, incluindo a construção do Seminário Estadual que será realizado no mês de novembro. A diretoria da Adufs participará do encontro.
O objetivo do Seminário Estadual é construir o Plano de Lutas para 2016. Segundo o diretor da Adufs, Edson do Espírito Santo, “é importante inserir a unidade entre as diversas categorias na agenda dos segmentos que lutam pela educação pública, para enfrentar o projeto de precarização imposto ao setor pelos governos municipais, estaduais e federal”.
A formação dos comitês estaduais foi um encaminhamento do Encontro Nacional da Educação (ENE) ocorrido no Rio de Janeiro, entre 8 e 10 de agosto do ano passado, com a participação de mais de dois mil professores, estudantes, sindicalistas e movimentos sociais comprometidos com a elaboração de uma proposta alternativa para a educação do país, em contraponto ao Plano Nacional da Educação (PNE) sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia 26 de junho de 2014.
Como parte significativa da mobilização pela consolidação do Comitê Estadual na Bahia, foi criado um Comitê Local em Feira de Santana, que se reúne periodicamente. O próximo encontro está marcado para esta terça-feira (25), às 16h, na sede da Adufs, onde serão discutidas as contribuições para a organização do Seminário Estadual e a ida dos militantes para a reunião do próximo sábado (29). O grupo feirense é formado por professores da educação básica, superior e ensino técnico, estudantes e coletivos políticos.