Reunião da Coordenação Estadual discute a realização de uma Greve Geral

03/08/2015

No último sábado (1º), ocorreu em Salvador a reunião da Coordenação Estadual da CSP Conlutas. Representantes sindicais e trabalhadores de diversas categorias discutiram questões organizativas da Central rumo à Greve Geral em todo o país. Gracinete Souza e Larissa Penelú, diretoras da Adufs, foram as representantes da Associação no encontro que ocorreu na Aduneb.

No primeiro momento da reunião foi realizada uma Análise de Conjuntura Estadual, Nacional e Internacional, mediada pelos professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Jorge Almeida e Carlos Zacarias. Posteriormente, foram feitos balanço e prestação de contas do Congresso do CSP Conlutas, realizado na cidade de Sumaré, em São Paulo, no mês de junho. O crescimento da delegação da Bahia no Congresso foi avaliado como positivo, assim como o aumento da participação de trabalhadores do campo e de mulheres, embora o Movimento de Mulheres em Luta (MML) não tenha conseguido enviar uma delegação.

Os participantes encaminharam uma mobilização no dia 11 de agosto contra os ajustes fiscais e ataques aos direitos trabalhistas, além de aprovarem moções de apoio à luta dos petroleiros de Camaçari que sofrem com as demissões, aos metalúrgicos de São José dos Campos, mobilizados em campanha salarial, e aos professores das Ueba em greve. Também foi aprovada uma moção de repúdio à forma como o governo Rui Costa (PT) atuou nas negociações com os professores das Ueba, trazendo a Polícia Militar para reprimir os docentes. A próxima reunião da Coordenação Estadual está marcada para o dia 12 de setembro.

Leia Também