Protesto de professores e estudantes critica redução das verbas das Ueba e omissão das reitorias

29/07/2015

Professores e alunos da Uefs fizeram um ato público no pórtico da instituição, nesta quarta (29), em protesto contra a redução da verba de custeio, investimento e manutenção das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Os reitores também foram criticados por não se posicionarem aos ataques do governo Rui Costa e não cobrarem uma solução para crise financeira nas instituições. Durante a manifestação, que começou às 6h e terminou por volta das 10h, o acesso à universidade foi totalmente bloqueado.

Nas falas, docentes e alunos condenaram o governo do Partido dos Trabalhadores (PT), que negligencia o setor público, em detrimento de investimentos na esfera privada. Em se tratando da educação superior pública, tal política impõe às Ueba um processo de crise que compromete seriamente as atividades acadêmicas.

“Na mesa de negociação com o Fórum das ADs, o governo Rui Costa alega déficit nas contas públicas para negar a ampliação dos recursos destinados para as Ueba, penalizadas com orçamento insuficiente para as demandas de ensino, pesquisa e extensão. No entanto, assumiu gastos exorbitantes com a COPA, propagandas e instituições privadas de ensino”, disse Elson Moura, diretor da Adufs e coordenador do Fórum das ADs.

Durante o ato, também foram criticados os ataques aos direitos dos trabalhadores, ameaçados recentemente pelo Projeto Lei 4330, mais conhecido como PL das terceirizações. O documento precariza as relações de trabalho por não estabelecer limites para a terceirização das funções, além de afirmar que qualquer função pode ser terceirizada, em um modelo que poderá ser adotado, inclusive, por órgãos públicos.

Na luta em defesa da educação pública e dos direitos trabalhistas, a categoria segue forte e mobilizada. Em greve há quase 80 dias, os professores das Ueba pressionam os gestores públicos para atendimento da contraproposta elaborada pela categoria após a apresentação, por parte do governo, da minuta do Termo de Acordo. Esta semana, as quatro associações de professores farão assembleia para avaliar o resultado da reunião com o governo, sendo que, na Uefs, será realizada nesta quinta-feira (30), às 14h, no Auditório do Módulo IV. 

Veja fotos do ato público no Facebook da Adufs.

Leia Também