Administração Central discute estratégias para enfrentar crise orçamentária na Uefs

24/07/2015

Nos últimos dias 17 e 20 de julho, reitores, pró-reitores, assessores e chefes de unidades da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), se reuniram para discutir estratégias para reverter o quadro de crise orçamentária que a universidade enfrenta. Nos encontros, a pauta central foi a apresentação de aspectos conceituais do Planejamento Estratégico Universitário elaborado para os anos 2015-2019.

O Planejamento, visto pelo reitor Evandro do Nascimento como parte fundamental para o desenvolvimento das atividades, foi amplamente discutido. Para aumentar a participação da comunidade acadêmica, nas discussões estruturais da Uefs, serão realizadas oficinas com discussões de temas voltados às atividades de Pesquisa, Ensino, Extensão, Infraestrutura, Gestão Administrativa e Assistência e Permanência estudantil. Os participantes enfatizaram ainda a necessidade de alinhar o Planejamento Estratégico ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para que a filosofia de trabalho e as diretrizes pedagógicas, estejam ligadas ao desenvolvimento das atividades programadas.

O Planejamento Estratégico Situacional foi definido como melhor modelo para atender as necessidades em constantes transformações que o ambiente universitário apresenta, levando em consideração os cenários, interno e externo, e propiciando a tomada de decisões de forma participativa. Um planejamento específico para enfrentar a crise nas Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) deve ser pautado nas quatro instituições, foi o que defendeu o reitor da Uefs, que se propôs a levar a discussão para o Fórum dos Reitores.

Leia Também