Após reivindicação docente, COP suspende debate sobre adequação orçamentária

08/07/2015

A convocação do Conselho do Orçamento Participativo (COP) para tratar sobre adequação orçamentária, terça-feira (7), foi criticada pelo Comando de Greve da Uefs. Os docentes ocuparam a reunião e propuseram o cancelamento da pauta para avaliar a crise financeira instalada nas Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Após intenso debate entre os presentes, o reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, acatou a solicitação, sugerindo o adiamento do debate proposto anteriormente.

Os docentes entendem que, em meio à negativa do governo em ampliar a verba destinada às Ueba, a pauta do COP legitimaria o discurso dos representantes das secretarias estaduais de que a crise financeira é um problema de gestão das reitorias. Além disso, a reunião estaria se propondo a tentar resolver, com ônus à comunidade acadêmica, os imensos problemas causados pela redução anual da verba de custeio, investimento e manutenção.

“O COP não é apenas uma instância de deliberação técnica, desprovida da dimensão política. A Uefs, que em nota pública emitida pela CONSU demonstra insatisfação com o quadro de crise financeira, não pode, agora, defender através do Conselho de Orçamento Participativo a readequação do orçamento. O governo não pode nos impor a administração desta crise. Teremos que optar qual parte do corpo queremos cortar? O que temos de fazer é reforçar a denúncia do projeto de sucateamento das Ueba”, pontuou Edson do Espírito Santo, diretor da Adufs.

Gracinete Bastos, também diretora da Adufs, esclareceu que a proposta do Comando de Greve não foi questionar a legitimidade do Conselho do Orçamento Participativo, mas alertar que “aquele não deveria ser o COP do corte. Não devemos nos reunir para discutir austeridade. A categoria está em greve há quase 60 dias por mais verbas para as universidades e por respeito aos direitos trabalhistas. É importante que o COP se posicione criticamente sobre essa situação”.

Reformulada a pauta da reunião, a Assessoria de Planejamento da Uefs apresentou a prestação de contas da instituição e abordou o comparativo financeiro do orçamento 2013, além das cotas aprovadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) para os anos de 2014 e 2015. Após a explanação, foi aberto o espaço para dúvidas e esclarecimentos. Na reunião, foi aprovada a construção de uma nota do COP sobre a crise financeira na Uefs. 

Leia Também