Conselho Universitário da Uefs apoia a greve dos professores
01/07/2015
A greve dos docentes da Uefs foi ponto de pauta única da reunião do Conselho Universitário (Consu) realizada terça-feira (30), envolvendo o reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, a vice-reitora, Norma Almeida, membros do Conselho, representantes da Adufs e do Sintest.
A reitoria, os representantes do Consu e a coordenação do Sintest manifestaram apoio ao MD e garantiram publicar e veicular uma moção nos próximos dias, tendo em vista que as reivindicações dos docentes refletem as dificuldades acadêmicas enfrentadas por toda a comunidade universitária.
Coordenada pelo reitor da Uefs, a reunião foi iniciada com os informes sobre a greve e, em seguida, com o posicionamento dos participantes. O reitor manifestou sua insatisfação em não poder participar, em conjunto com os reitores das outras Ueba – por impedimento do governo –, das negociações com o Movimento Docente (MD). “É uma perda muito grande, para este momento, não haver abertura à participação dos reitores”, lamentou.
Os membros do Comando de Greve dos docentes da Uefs, Jucelho Dantas e Adroaldo Santos, fizeram um relato sobre a greve e enfatizaram a importância da luta unificada, destacando a necessidade de posicionamento oficial e claro por parte do Consu e da reitoria. “O posicionamento do Consu e da reitoria trará um efeito político extraordinário para o MD”, constatou Adroaldo.
A professora Marjorie Nolasco, representando o Consu, defendeu que é preciso externar a situação de crise que as Ueba enfrentam, de modo que a sociedade reconheça a importância das Universidades para a formação dos (as) cidadãos (ãs) e, consequentemente, para o desenvolvimento social, assumindo e defendendo, com isso, a bandeira de luta que o MD sustenta. Para Maristela dos Santos, coordenadora do Sintest, a greve dos docentes é legítima, tendo em vista que traduz, também, as reivindicações dos técnico-administrativos.