Divulgada moção de repúdio contra ato desrespeitoso do governo
01/07/2015
Na reunião de negociação realizada no dia 18 de junho entre o Fórum das ADs e os representantes do governo, o reitor da Uefs e representante do Fórum dos Reitores, Evandro Nascimento, foi impedido de participar da reunião. O ato truculento do governo foi repudiado pelo Fórum das ADs e uma moção de repúdio elaborada foi aprovada na assembleia da Uefs na tarde de ontem (30). Confira abaixo a moção na íntegra:
Moção de Repúdio
A Assembleia Geral dos professores da UEFS, ocorrida no dia 30 de junho do corrente ano, repudia o ato truculento do governo do estado de excluir o Magnífico Reitor Evandro do Nascimento Silva da reunião com o Fórum das AD no dia 18 de junho.
Um pouco de história. Desde o começo da greve dos professores, o movimento docente questiona a ausência do Fórum dos Reitores nas reuniões com o governo. O questionamento foi acentuado pela fala insistente de prepostos governamentais sobre “problemas de gestão” na condução das UEBA. Diante disso, a ADUFS/SS decidiu convidar o Reitor Evandro do Nascimento Silva para participar da reunião de negociação do dia 18 de junho pp. Para surpresa geral, no momento do encontro, os membros do governo presente “solicitaram” que o Magnífico Reitor não participasse, “solicitação” feita depois de pedirem uma reunião em separado com ele.
O reitor deveria ser membro nato de qualquer encontro que discuta questões relativas à universidade sob sua direção, o convite formulado pela ADUFS/SS foi tão somente um reforço e a sua exclusão é um atentado ao mandato conferido a ele pela comunidade e à autonomia universitária garantida pela constituição. Os prepostos do governo estadual, materializadores da exclusão, cometeram um ato de violência contra a UEFS, e as demais UEBA, e os seus procedimentos internos de escolha de dirigentes. Qualquer ato de violência deve, de pronto, ser amplamente repudiado pela comunidade universitária.
Feira de Santana, 30 de junho de 2015.