Orçamento da Uefs será tema de reunião do COP
29/06/2015
A situação orçamentária da Uefs será discutida no dia 7 de julho pelo Conselho do Orçamento Participativo (COP). A grave crise financeira imposta pelo governo com a redução da verba de custeio e investimento penaliza as quatro instituições estaduais e pode, no caso da Uefs, inviabilizar o próximo semestre letivo.
Na prática, a política de ataque à educação pública significa que as reitorias não terão recursos para pagamento de despesas básicas como água, luz, telefone e fornecedores. A situação tem sido denunciada e discutida constantemente por membros da comunidade acadêmica e, por último, em aula pública organizada pela reitoria. No dia 7, o Conselho do Orçamento Participativo discutirá como adequar as despesas à essa realidade. O encontro é aberto ao público.
A ampliação do orçamento das universidades é uma luta histórica do Movimento Docente (MD), que exige a destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as Ueba. Atualmente, esse índice é de 5%. Conforme estudo feito pelo MD, a diferença entre o valor reivindicado para a manutenção das atividades acadêmicas e o recurso aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2015 nas quatro universidades é superior a R$ 511 milhões.