Fórum das ADs indica continuidade da greve e convida a categoria para intensificar o movimento
29/06/2015
A inteira responsabilidade pela continuidade da greve docente e pela suspensão das atividades acadêmicas nas quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) é do governo de Rui Costa. Ao adiar a discussão da minuta substitutiva da Lei 7176/97 elaborada pelo Movimento Docente (MD) para o início de agosto e não apresentar proposta concretas sobre os demais pontos da pauta de reivindicação, empurra as universidades à crise e força a categoria à radicalização das ações.
Na tentativa de tencionar os gestores públicos e agilizar as negociações, o Fórum das ADs indicou, em reunião do dia 27 de junho, a manutenção da greve. Também na mesma reunião foi discutida uma contraproposta para ser apresentada e avaliada nas assembleias das quatro ADs, que ocorrerão entre os dias 30 de junho e 1º de julho, sendo que, a da Adufs, está marcada para esta terça-feira (30), 14h30, no Anfiteatro do Módulo II.
Ainda foram encaminhadas as atividades para o 2 de Julho e a organização de um calendário prevendo mais um grande ato em Salvador. Gracinete Bastos, diretora da Adufs, reforçou que “a greve é um instrumento de luta da classe trabalhadora para garantir os seus direitos e barrar o processo de precarização iniciado pelo governo do estado, que trata com descaso a educação pública baiana”.
Em continuidade à luta, o comando de greve da Adufs irá, em 1º de julho, nas rádios AM e FM de Feira de Santana para denunciar a intransigência e o desrespeito do governo. Também provocado pelo movimento grevista, o Conselho Universitário da Uefs (CONSU) discutirá a greve, no dia 30 de junho, 8h30, sala de reunião dos conselhos. No 2 julho, os docentes estarão presentes no cortejo que marca a independência da Bahia e levarão às ruas de Salvador um bloco em defesa da educação pública. Solidários à luta, estudantes e técnico-administrativos das universidades estudais baianas e outras entidades reforçarão o protesto.
A Adufs disponibilizará transporte para quem participar do ato público. A saída será do módulo IV da Uefs, às 6h, com retorno previsto para 15h. Na capital baiana, a categoria se concentrará no Largo da Lapinha, às 8h, e seguirá até o Pelourinho.
Agenda do Comando de Greve da Uefs
29/06 - Reunião do Comando de Greve, 9h, Adufs;
30/06 – Reunião do CONSU, 8h30, sala de reunião dos conselhos;
30/06 – Assembleia, 14h30, Anfiteatro do Módulo 2;
01/07 – Reunião ampliada com entidades (comando de mobilização dos estudantes, DCE, Sintest), 9h, local a definir;
01/07 – Ida às rádios de Feira de Santana;
02/07 – Cortejo da educação em defesa da educação pública, 8h, Salvador.