Arraiá critica redução da verba destinada às universidades estaduais baianas

20/06/2015

Mais um protesto contra a redução da verba de custeio e investimento destinada às Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) ganhou as ruas de Feira de Santana. Desta vez, com o Arraiá do Arrochamento, ocorrido na sexta-feira (19), no estacionamento em frente à Prefeitura. O Comando de Greve da Uefs relacionou a temática junina à situação orçamentária da instituição para expor, de forma lúdica, a grave crise financeira que compromete as atividades acadêmicas. Também foi pedido o apoio da população à luta em defesa da educação pública.

Durante o Arraiá, os docentes da Uefs distribuíram nota explicando aos transeuntes o porquê da greve e exibiram faixa, bandeiras, adesivos e cartazes denunciando a política do governo Rui Costa de desmonte da educação pública. O uso de blusas padronizadas com imagens e mensagem referente à reinvindicação reforçou o protesto. Comida e bebida típicas foram servidos aos participantes, que ainda contaram com a apresentação musical do grupo de forró Trio Luar do Nordeste.

“Viemos ao Centro da cidade dizer a todos que a Uefs, assim como as demais universidades do Estado, passam por dificuldades financeiras que podem prejudicar a continuidade do próximo semestre. O responsável pela deflagração da greve é o governo, que defende o lema “Brasil. Pátria educadora”, mas não prioriza a educação. Por isso, a categoria segue forte e mobilizada”, denunciou Edson do Espírito Santo, diretor da Adufs, convocando os presentes a endossarem o Bloco da Educação no protesto realizado no desfile cívico 2 de Julho, em Salvador.

Durante a atividade, o Comando de Greve improvisou um grupo de quadrilha e cantigas de roda inspirados pelas críticas ao governo. O Arraiá do Arrochamento contou com o apoio dos estudantes da Uefs e representantes de diversas entidades, como o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Celulose e Papel do Estado da Bahia (Sindicelpa), o Sindicato dos Gráficos e a Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (Apur).

Para a diretoria da Adufs, além de integrar a categoria, a confraternização junina realizada anualmente pela Associação também tem a proposta de contribuir com a valorização da cultura Nordestina.  

Veja fotos no Facebook da Adufs. 

Leia Também