Professores federais decidem por greve nacional a partir do dia 28 de maio

20/05/2015

Os professores das Instituições Federais de Ensino irão deflagrar greve a partir do dia 28. A decisão foi tomada em 16 deste, durante reunião do Setor das Ifes do Andes-SN, em Brasília (DF), com base nas deliberações das assembleias gerais realizadas por todo o país nas seções sindicais do Sindicato Nacional.

A deflagração da greve nacional dos docentes das IFE foi aprovada pela ampla maioria das 43 seções sindicais do Andes-SN nas IFE presentes na reunião, da qual participaram 61 professores, representantes das seções sindicais.

“Chamamos os professores em todo o país a participarem das assembleias que serão realizadas para tratar da deflagração da greve. A hora é agora, as universidades e demais instituições federais de ensino estão à míngua, sem condições de funcionamento, enquanto o governo anuncia que vai promover mais cortes”, conclamou o presidente do ANDES-SN, Paulo Rizzo, lembrando que as assembleias devem ocorrer entre os dias 20 e 25 de maio.

Estudantes ocupam Reitoria da UFRJ diante da crise da terceirização

Desde a última quinta-feira (14), estudantes ocupam a Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por conta dos cortes de verbas federais para a educação pública, que reduziu ainda mais o orçamento da instituição de ensino, deixando diversos funcionários terceirizados, das áreas de limpeza, segurança e portaria, com salários e benefícios atrasados. A ocupação da Reitoria, deliberada em assembleia estudantil após reunião do Conselho Universitário, foi definida pelos estudantes como forma de pressionar a UFRJ pelo pagamento imediato dos terceirizados e pela garantia da não demissão desses trabalhadores por perseguição política. Além disso, os estudantes trouxeram à tona reivindicações específicas de sua categoria, como a ampliação das bolsas do programa de Assistência Estudantil, a abertura imediata do edital da bolsa auxílio do primeiro semestre e a ampliação da casa do estudante.

Leia mais no site do Andes-SN

Leia Também