Adufs participa de discussão do Fórum dos Discentes das Ueba

04/05/2015

A conjuntura da educação pública baiana, com ênfase na permanência estudantil e na autonomia universitária, foi discutida durante o Fórum dos Discentes das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), realizado na última quarta (30) e quinta-feira (31), na Uefs. A Adufs marcou presença na mesa de abertura com a participação do diretor Elson Moura, que discorreu sobre o cenário nacional, internacional e os atuais problemas enfrentados pelas instituições em função da redução no orçamento.

Durante a fala, o diretor sindical apresentou o comparativo entre a cota estabelecida pelo governo e a proposta orçamentária da Assessoria de Planejamento da Uefs (Asplan), para justificar que o valor definido pelos gestores públicos está aquém do necessário para a manutenção das atividades acadêmicas. Também na ocasião, relembrou a reivindicação do MD de 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as Ueba. “A luta contra a crise na educação pública superior deve ser de todas as categorias, pois prejudica as condições de trabalho e ensino, além de impedir que as universidades cumpram com o papel de formar cidadãos-profissionais. O sucateamento das Ueba é a expressão singular do processo capitalista. Os gestores públicos tentam resolver a crise do capital retirando os direitos sociais da população”, disse Moura.

O Fórum dos Discentes das Ueba foi organizado a partir da greve de 2011, com o objetivo de unificar a categoria na luta pela qualidade do ensino público e por políticas de permanência estudantil. Em solidariedade à reivindicação dos estudantes, as ADs colaboraram com o Fórum auxiliando no deslocamento e na alimentação dos participantes.
 

Leia Também