Estudantes da Uefs fazem protesto

16/04/2015

Alunos de diversos cursos da Uefs fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (16), exigindo a ampliação das políticas de permanência estudantil e a resolução de problemas para demandas específicas. Houve bloqueio da entrada de veículos no pórtico da instituição e, em seguida, passagem pelos módulos com o objetivo de convocar os alunos que estavam em sala de aula para uma reunião com a reitoria. A proposta do encontro com a administração era discutir e negociar os pontos da pauta da categoria.

Ao receber os manifestantes, o reitor José Carlos Barreto e o pró-reitor da Administração e Finanças (Proad), Rossine Cruz, justificaram que muitas das reivindicações exigem investimentos financeiros, o que torna difícil o comprometimento da reitoria, em função da crise financeira na instituição. Ainda assim, foi definido que os alunos formarão uma comissão para que sejam agendadas rodada de conversas com a administração da Uefs e discutidas algumas demandas.

É bom lembrar que os problemas vividos atualmente pelos alunos, penalizados com a insuficiência de professores, laboratórios, acervo bibliográfica, residência universitária, entre outros, é resultado da política do governo da Bahia de desmonte da educação pública, agravada, nos últimos anos, com a redução anual das verbas destinados para custeio e Investimento nas quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Como consequência, faltam recursos para atendimento das demandas de ensino, pesquisa e extensão. Nesse pacote de maldade do governo, são prejudicados, também, professores, técnico-administrativos e os trabalhadores terceirizados das instituições.

Entre os itens da pauta de reivindicação discente estão a ampliação da Residência Universitária, do número e do valor das bolsas, bem como do acervo bibliográfico e das cotas do bandejão, criação da Ouvidoria de Direitos Humanos, construção do Hospital Universitário e de novos laboratórios, reestruturação do Parque Esportivo, Compra de materiais e de equipamentos, criação de bolsas para a turma do Programa Nacional de Educação da reforma Agrária (Pronera), etc.  

Clique aqui para visualizar as fotos »

Leia Também