Adufs marca presença em evento realizado na Ufba

13/04/2015

As restrições orçamentárias impostas pelos governos federal e estadual à educação pública foram discutidas no Debate Ufba em alerta: a crise nas instituições de ensino superior, realizado na última terça (7), na Universidade Federal da Bahia (Ufba). O coordenador do Fórum das ADs e diretor da Adufs, Elson Moura, esteve presente na mesa.

Durante a explanação, Moura criticou a política do PT de desmonte das universidades brasileiras, em detrimento de investimentos no mercado internacional. “O governo federal gastou mais de 45% do orçamento executado em 2014 com juros e amortização da dívida pública. Esse valor equivale a 12 vezes o que foi destinado à educação”, informou, ao acrescentar que as universidades estaduais da Bahia passam pelo mesmo processo de sucateamento, com redução anual de recursos, precarização das condições de trabalho e de ensino.

O Debate, promovido pela oposição ao Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia(Apub), contou com as presenças professores, representantes da reitoria da Ufba, estudantes e técnico-administrativos da instituição. O professor Gean Santana, também diretor da Adufs, esteve presente nas discussões.
 

Leia Também