Estudantes de Pedagogia fazem mobilização e reivindicam melhorias para a Universidade

27/03/2015

Na manhã de quinta-feira, 26/03, os estudantes do curso de Pedagogia fizeram uma mobilização na entrada da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), reivindicando melhorias para o curso e para Universidade. Os estudantes impediram o acesso de veículos à Universidade como forma de sensibilizar a comunidade acadêmica, já que as reivindicações dizem respeito a toda a Universidade que enfrenta uma grave crise em decorrência da redução orçamentária promovida pelo governo do Estado.

Paloma Brito, estudante de Pedagogia e representante do Diretório Acadêmico dos Estudantes (D.A), afirma que no curso de Pedagogia os problemas afetam diretamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão: “A gente tem um laboratório de informática (LIED) que tem mais de dois anos com as máquinas quebradas, sem internet. Faltam professores para as disciplinas, temos uma disciplina de Libras que devia ter começado há um mês, mas não tem professor”, afirma a estudante. O curso de Pedagogia sofre ainda com redução da oferta de transportes para os estudantes participarem de eventos e número insuficiente de bolsas.

Também estiveram presentes na mobilização, algumas professoras do curso que declararam total apoio às reivindicações que são as mesmas para toda a categoria. A professora Sandra Nívea chamou atenção para a necessidade de concursos para que os professores não sejam sobrecarregados, denúncia esta que é feita constantemente pela Adufs. “Nós temos um Estatuto que preconiza que os professores de dedicação exclusiva que tenham projeto de pesquisa e extensão deem apenas 08 horas de aula. Quase não temos professores só com isso, estamos com 12, com mais do que isso, exatamente pela falta de professores”, afirma Sandra Nívea.

O ato foi uma deliberação da Assembleia do curso de Pedagogia e contou com apoio de professores, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Associação de Docentes da Uefs. No próximo dia 08 de abril ,os estudantes estarão presentes no ato que ocorrerá na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) pelo Dia Estadual de Lutas em Defesa da Educação Pública.

Leia Também