Governo quer reduzir relação entre folha de pagamento do funcionalismo e PIB

25/03/2015

Depois de mais de três horas de reunião com representantes das 32 entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federias e de mais 14 entidades sindicais e 5 centrais, o ministro Nelson Barbosa declarou que o objetivo do governo é diminuir o peso da folha de pagamento do funcionalismo no orçamento da União e que não há espaço fiscal para atender a reivindicação de reajuste linear de 27,3% apresentada pelo Fórum dos SPF.

“Nós mantemos nossa diretriz já adotada em anos anteriores de promover uma redução gradual do gasto primário com folha de pagamento em relação ao percentual do PIB. Esse gasto primário vem caindo”, disse Barbosa, em entrevista após a reunião.

Docentes e técnicos da Uepa paralisados por melhores condições de trabalho

Docentes e técnicos da Universidade Estadual do Pará (Uepa) paralisaram as atividades na última quinta(19) para reivindicar melhorias na infraestrutura, nas condições de ensino, pesquisa e extensão da universidade e garantir o reajuste salarial dos servidores.

A mobilização, que também contou com o apoio dos estudantes, ocorreu em três campi de Belém e em 12 dos 15 núcleos do interior, com paralisações, ocupações de núcleos e manifestações públicas. Segundo nota publicada pela Seção Sindical dos Docentes da Uepa, após as manifestações, José Megale, chefe da Casa Civil do Estado do Pará, se reuniu com os docentes e técnicos da universidade. Foram debatidos, na ocasião, o reajuste salarial dos servidores, as condições orçamentárias e a precariedade das estruturas físicas dos campi, principalmente, os do interior do estado. O Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) unificado dos trabalhadores da educação da universidade também foi abordado, ressaltando a necessidade de ampliação imediata de vagas para os cargos de professor adjunto e assistente e da realização de concurso público. Das pautas reivindicadas, o secretário afirmou que somente será possível atender ao pagamento do piso nacional, no mês de abril. Não houve resposta quanto ao pagamento do retroativo.

Leia mais no site do Andes-SN

Leia Também