Aborto é apontado como problema de saúde pública

25/03/2015

O aborto é um sério problema de saúde pública no Brasil por abordar mulheres de diversas idades e perfis socioeconômicos e trazer sérios riscos à saúde, algumas vezes, com morte, segundo a médica e membro do programa Integrado em Gênero e Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, Greice Menezes. Durante a participação no debate da Quinta-Encontros, dia 19, a pesquisadora apresentou alguns dados sobre a situação epidemiológica do aborto no país, criticou a qualidade do atendimento prestado na rede pública e informou que o serviço legalizado no Brasil existe desde 89, mas funciona precariamente.O evento, com o tema a Descriminalização do aborto, aconteceu ao lado da Adufs e também contou com a participação das professoras Acácia Batista, como mediadora, e Carolina Lima, professora da Uneb e diretora da Aduneb, como palestrante.

“Os profissionais da área de saúde são preparados para atenção às parturientes e bebês. Eles reproduzem estereótipos de gênero, raça e classe e, de forma naturalizada, acabam por rotular a mulher que vai à clínica abortar”, disse, acrescentando que a criminalização do aborto é ineficaz por induzir as mulheres à situação de clandestinidade e insegurança, além de reiterar as desigualdades sociais.

Já a professora Carolina Lima falou sobre a institucionalização do controle do corpo feminino, reforçado pelo Estado e a igreja, e fez uma trajetória das lutas e conquistas do movimento feminista na segunda metade do século XX. “Precisamos ter autonomia sobre nosso corpo. O Estado deve ser laico, não pode interferir nessa questão”, afirmou Larissa Penelu, diretora da Adufs, lembrando que a discussão do tema foi uma deliberação do Andes-SN, durante o 34º Congresso, realizado entre 23 e 28 de fevereiro, em Brasília. 

A Quinta-Encontros terminou com a apresentação musical da cantora feirense Juliana Greyce. 

Leia a entrevista feita pela Adufs com a pesquisadora Greice Menezes. 

Clique aqui para visualizar as fotos »

Leia Também