Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública será lançado em abril

17/03/2015

Uma reunião do pró-Comitê em Defesa da Educação Pública aconteceu na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, na última sexta-feira (13). Entre os encaminhamentos estabelecidos, o lançamento do Comitê, que deve acontecer no dia 8 de abril, em Salvador, data definida também como Dia Estadual de Luta em Defesa da Educação Pública. Neste mesmo dia, acontecerá um ato de todos os segmentos integrantes, com concentração na Secretaria Estadual da Educação (SEC).

Durante a mobilização, as comissões formadas por cada setor entregarão suas pautas de reivindicações, que serão protocoladas na SEC. Posteriormente, realizarão uma caminhada em direção à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para denunciar a postura dos parlamentares frente ao encaminhamento das pautas e a redução do orçamento para a educação em 2015. Segundo Gean Santana, diretor da Adufs e vice-presidente da Regional Nordeste III do Andes-SN, a última reunião do Comitê deu importante passo na construção de uma agenda que componha a articulação entre as diversas lutas em defesa da educação pública na Bahia.

Com a participação de militantes sociais representando entidades e coletivos ligados à educação básica, movimento de mulheres, juventude, ensino superior (docentes e estudantes), educação do campo, pesquisadores, dentre outros, o Comitê surge como forma de articulação entre os movimentos na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores, de 10% do PIB para a Educação pública e gratuita e contra os ataques dos governos federal, estadual e municipal. A próxima reunião do grupo será em 14 de maio, na Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb).

O Comitê Estadual de Defesa da Educação Pública foi formado a partir da deliberação do Encontro Nacional de Educação (ENE), realizado em agosto de 2014 no Rio de Janeiro.

Leia Também