Mais uma vez, governo atrasa pagamento do reajuste linear

17/03/2015

Em total indiferença às condições de trabalho do servidor público estadual, o governador Rui Costa repete a façanha do gestor anterior e não paga o reajuste linear, que deve ser concedido no primeiro dia de cada ano ou retroativo a ele. De acordo com declaração feita à imprensa, dia 10 de março, o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, informou que não há previsão de quando a pauta será discutida e o projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa. A reposição está prevista no Estatuto do Servidor.

O Movimento Docente (MD) irá reforçar a mobilização para pressionar o governo do Estado a apresentar uma proposta de reajuste linear com reposição integral da inflação do ano passado, no valor de 6,41%, conforme o Índice de Preços ao Consumidor (INPC). Um artigo com críticas à política de Rui Costa para com a educação pública já foi distribuído à imprensa baiana.

É bom lembrar que ano passado, desrespeitando a reivindicação dos servidores de reposição das perdas causadas pela inflação em, pelo menos, 5,91%, o governo propôs apenas 2% retroativos a janeiro e 3,84% a partir de setembro. A determinação desse reajuste, sem retroatividade e parcelado, diminuiu ainda mais o poder de compra do servidor e prolongou as perdas salariais.

Leia Também