ANDES-SN realizará Seminário Nacional da Comissão da Verdade em Porto Alegre

03/03/2015

O 34º Congresso do ANDES-SN, realizado entre 23 e 28 de fevereiro em Brasília (DF), deliberou pela realização do Seminário Nacional da Comissão da Verdade do ANDES-SN em Porto Alegre (RS) nos dias 31 de março e 1 de abril, como resultado das discussões dos Seminários Regionais realizados durante o ano de 2014 em Belém (PA), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).

O seminário foi aprovado durante a Plenária do Tema 4 – Questões Organizativas e Financeiras, neste sábado (28). Márcio Antônio de Oliveira, um dos coordenadores da Comissão da Verdade do ANDES-SN, aponta que a realização do seminário nacional é importante porque ainda há muito a debater sobre as consequências da ditadura empresarial-militar brasileira.

“Nós já temos o resultado da Comissão Nacional da Verdade (CNV), e a necessidade de continuar esse debate existe porque a Lei da Anistia continua em vigor. Uma lei que acaba por justificar o encobrimento daqueles que praticaram atos de lesa-humanidade e disseminaram muito sofrimento”, afirmou Oliveira.

CURITIBA SEDIARÁ O 35º CONGRESSO DO ANDES-SN

A cidade de Curitiba (PR) foi escolhida por aclamação como sede do 35º Congresso do ANDES-SN durante a Plenária do Tema 4 – Questões Organizativas e Financeiras, no 34º Congresso do ANDES-SN que está sendo realizado em Brasília (DF). O 35º Congresso ocorrerá em 2016 e será organizado pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Sindutf-PR – Seção Sindical do ANDES-SN).

A seção sindical justificou sua candidatura para sediar o congresso pela situação política de ataques à educação pública no estado do Paraná, pela experiência de multicampia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), pelo Conad de 2009 ter sido organizado na cidade e pela presença de três universidades federais no estado.

Maurini de Souza, da Sindutf-PR SSind, afirmou que a seção sindical considera o momento propício para sediar o congresso por conta da sua consolidação na base da categoria, e também para mostrar aos docentes que o Paraná, estado considerado por ela extremamente conservador, também é palco de lutas sociais.

Leia mais em: www.andes.org.br
 

Leia Também