Delegados para o 34º Congresso Nacional do ANDES fazem avaliação do Caderno de Textos

18/02/2015

Na última terça-feira (10), os(as) delegados(as) eleitos(as) para representar  a Adufs no 34º Congresso do ANDES – Sindicato Nacional se reuniram  para fazer a discussão do Caderno de Textos que dará a base dos temas que serão debatidos entre os dias 23 e 28 deste mês, em Brasília. O estudo do material é uma das etapas de formação dos(das) docentes participantes, como pré-requisito para participar de uma das principais instâncias de organização dentro do Sindicato Nacional.

O Congresso, que em 2015 tem como tema central a Manutenção e Ampliação dos direitos dos trabalhadores: avançar na organização dos docentes e enfrentar a mercantilização da educação, tem o objetivo de formar e articular o movimento docente para a elaboração do Plano de Lutas que regerá toda a mobilização da categoria este ano. No atual contexto do governo petista, a temática de reconstrução e reorganização da classe trabalhadora se torna uma reflexão fundamental para a luta por uma educação verdadeiramente pública e socialmente referenciada.

Na formação realizada na sede da Adufs, os(as) delegados(as) debateram o texto sobre Movimento Docente, Conjuntura e Centralidade da Luta, e em seguida foram discutidos os Textos de Resolução (TR) que também fazem parte do Caderno de Textos do 34º Congresso. De acordo com Gracinete Souza, docente eleita em assembleia como delegada pela Adufs e membra da diretoria do sindicato, as reuniões preparatórias para o Congresso do Andes tem um peso importante na formação política do movimento de base.

“A importância de se discutir o Congresso em assembleia ou reuniões, é que a gente vai embasado sobre os textos que serão abordados. E isso, dá uma certa agilidade e segurança de quem vai participar do Congresso. Temos a preparação de um ano inteiro, refletindo o Caderno de Textos para este Congresso”, concluiu.
 

Leia Também