Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública será lançado em abril

27/01/2015

Está previsto para o dia 09 de abril (quinta-feira) o lançamento do Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública. A data foi definida na reunião do pró-Comitê que aconteceu no último dia 20 de janeiro na Adusb (Associação de Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e que teve a participação de 22 representantes da educação básica, superior, de movimentos sociais, sindicais e populares, a maior das quatro reuniões já realizadas até o momento.

A formação de Comitês Estaduais foi uma das deliberações do Encontro Nacional de Educação (ENE) realizado em agosto de 2014 e se alicerçam como importantes espaços de rearticulação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação pública. Na Bahia, onde a gestão estadual segue um curso que há anos promove o sucateamento daeducação pública, a formação de um Comitê a partir dos princípios de diálogo, autonomia e unidade das diversas organizações que o constituem garantirá um fórum combativo e que apresente uniformidade nas ações em defesa da educação pública, valorização do ensino e da docência.

Comitês locais fortalecem construção do Comitê Estadual

Foi convocada para a segunda-feira (26), às 16h na sede da Adufs mais uma reunião do comitê local em defesa da educação pública e que contou com a presença dos professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino e Ensino Superior. Além da análise de conjuntura do Brasil e da educação, apontando para os intensos ataques e a necessidade de organização para a luta, a reunião foi importante por demonstrar como a construção dos Comitês Estaduais e Locais como forma de organização dos militantes em defesa da educação pública.

“A Adufs apoia a formação do Comitê desde o início, quando saímos do ENE com a deliberação de fortalecer a luta por uma educação que atenda aos interesses das trabalhadoras e trabalhadores. Convocamos militantes da cidade e região para um diálogo acerca da formação de um espaço de articulação das lutas em torno das pautas da educação que envolve o ensino profissional, educação básica e ensino superior, além de traçar um plano de lutas para 2015”, comentou Edson do Espírito Santo, diretor da Adufs.

O encontro local enfatizou a necessidade da luta pela implantação das melhorias no Piso Salarial para os professores da Educação Básica e do enfrentamento à manutenção dos cortes em recursos de custeios e investimentos no Orçamento 2015 para as Universidades Estaduais. Em questões diretamente ligadas à Rede Municipal, os presentes destacaram a necessidade de denunciar o descumprimento por parte do Governo José Ronaldo à Lei 11.738/2008, além de debater sobre os desafios do sindicato na luta dos professores.

A próxima reunião ocorrerá no dia 06 de fevereiro, quando a pauta será a organização de uma roda de conversa no dia 07 de março, com local ainda a definir. Ainda no dia 06 será definida a ida de militantes locais para a próxima reunião do pró-Comitê, que está marcada para o dia 13 de março (sexta-feira), na Adusc, em Ilhéus.
 

Leia Também