Trabalhadores da Volkswagen encerram greve e garantem retorno dos 800 demitidos

20/01/2015

Após 11 dias, os trabalhadores da Volkswagen em São Bernardo do Campo, no ABC paulista decidiram na sexta-feira (16) decretar o fim da greve após os metalúrgicos aprovarem o acordo negociado pelo sindicato com a empresa, que assegurou a reintegração dos 800 trabalhadores que haviam sido demitidos no inicio do mês, caracterizando uma grande vitória para o movimento sindical brasileiro. Os trabalhadores mantiveram a produção completamente parada desde o dia 6, quando deflagraram a greve. A fábrica voltou a funcionar na segunda-feira (19).

O acordo negociado entre o sindicato do ABC e a Volks tem como base a proposta que foi recusada pelos trabalhadores na assembleia realizada em dezembro passado e, além da reintegração dos operários, o acordo prevê reajuste zero dos salários este ano e inflação mais 1% no ano que vem. Os trabalhadores em 2015, na forma de abono, o correspondente ao reajuste da inflação, mas sem incorporar ao salário. Além disso, será aberto um Plano de Demissão Voluntária para reduzir o número de funcionários da fábrica.

ENTIDADES CONVOCAM REUNIÃO DO ESPAÇO DE UNIDADE E AÇÃO E PREPARAM LUTAS DE 2015 

Será realizado no próximo dia 30 de janeiro a reunião do Espaço de Unidade e Ação, na cidade de Brasília. Esse fórum é composto por diversas entidades, além da CSP-Conlutas, e tem objetivo de organizar a mobilização dos trabalhadores e setores aliados para as lutas. As organizações participantes divulgaram convocatória para a reunião.

A convocatória é assinada pelo Movimento de Luta Socialista (MLS), Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Federação dos Empregados Rurais Assalariados de São Paulo (Feraesp), Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Brasil (Conafer), além da CSP-Conlutas. A reunião será realizada na sede da Condsef, na Asa Sul, das 10h às 14h e a presença deve ser confirmada antecipadamente pelo email [email protected].
 

Leia Também