Fórum das ADs se reúne e volta a discutir indicativo de greve

20/01/2015

Nessa segunda-feira (19) aconteceu na Adusb (Associação de Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), na cidade de Vitória da Conquista, a primeira reunião do Fórum das Ads este ano. Com a presença de representantes das quatro associações, o encontro foi o pontapé inicial para a construção unificada da campanha 2015 do movimento docente das Universidades Estaduais do estado.

Com um longo debate que fez análise da atual conjuntura do Brasil e de suas relações exteriores, tanto na perspectiva econômica e social, apontou para qual horizonte o movimento sindical deve seguir para combater os ataques do capital e os avanços da burguesia. Sendo cada vez mais claras as investidas do interesse imperialista e o comprometimento do PT com o capital estrangeiro, os presentes chegaram à conclusão unânime de que um difícil período se aproxima principalmente para a luta dos trabalhadores e das conquistas dos movimentos sociais e populares. A nova composição tanto no Congresso Nacional quanto na Esplanada dos Ministérios é só mais um sinal de como a conjuntura política no país é delicada para a classe trabalhadora.

Semelhanças na gestão estadual requer radicalização do movimento docente

Uma das determinações para combater os ataques do governo estadual ao movimento docente é voltar para a base a discussão sobre o indicativo de greve, já encaminhado pelo Fórum no início de 2014 e aprovado em assembleiais realizadas por todas as quatro ADs. A aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) com a redução de verbas para as Ueba e do projeto de lei que institui o PrevBahia na primeira semana de janeiro na Assembleia Legislativa, caracteriza como o primeiro ataque concreto contra o funcionalismo público. Em resposta, o movimento lançará no dia 26 deste mês uma denúncia pública nos principais veículos de comunicação e redes sociais contra a instituição do RPC, que segue os mesmos moldes do Funpresp, em vigor no serviço público federal desde 2007.

O Fórum deliberou também a aproximação com movimentos sociais, de trabalhadores, populares e estudantis, em busca de unidade para fortalecer o embate que se aproxima. Para aprofundar o debate das reivindicações, cada associação de docentes será responsável pela construção de seminários de formação com suas bases locais. Ainda como atividade de formação foi criado o grupo de trabalho de comunicação que elaborará a cartilha explicativa sobre o PrevBahia e trabalhará na construção unificada da campanha do movimento para este ano.

O Fórum das Ads volta a se reunir no dia 09 de fevereiro na Uesc e na pauta está o estudo da Lei do PrevBahia e a elaboração de estratégias unificadas para o enfrentamento do conjunto de medidas que o governo tem tomado.
 

Leia Também