Metalúrgicos protestam em defesa dos empregos

04/11/2014

Organizado pela CSP Conlutas e sindicatos, aconteceu no Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, dia 31 de outubro, um protesto de trabalhadores de empresas montadoras de veículos e de autopeças na defesa de medidas efetivas do governo Dilma Rousseff (PT) para garantir os empregos nestes segmentos. Atualmente, há milhares de metalúrgicos em todo o país em lay-off (medida que suspende os contratos de trabalho). Na GM de São José dos Campos, há 930 trabalhadores desde setembro nesta condição. Na planta de São Caetano, no ABC paulista, a companhia norte-americana vai afastar 850 trabalhadores a partir do dia 10 de novembro.


Ao contrário do que tenta fazer acreditar o governo, o nível de emprego tem caído nas montadoras. Segundo o Dieese, houve perda de 10,4 mil postos de trabalho no setor entre setembro de 2013 e setembro de 2014 em todo o país. Nas empresas de autopeças, os empregos dos trabalhadores também estão ameaçados. “Os trabalhadores afastados pela GM estão apreensivos. Queremos com o protesto mostrar a nossa batalha em defesa dos empregos. Queremos divulgar o que está acontecendo, com as empresas recebendo bilhões em isenções fiscais e os trabalhadores à míngua, abandonados à própria sorte”, disse o metalúrgico da GM Demócrito Soares, 46 anos, que está afastado da empresa pelo sistema de lay-off.


SEMINÁRIO NACIONAL DO MML EM NOVEMBRO
O Movimento Mulheres em Luta (MML) de todo o país estará presente no seminário nacional do que acontecerá em São Paulo no dia 22 de novembro desse ano. Nesse seminário será concluída a discussão e votação do estatuto da entidade, uma importante ferramenta para avançar na organização do movimento. Também será lançado o abaixo-assinado nacional “Pela aplicação e ampliação da Lei Maria da Penha” e discutido algumas alterações na composição da Executiva. Esta atividade, da mesma forma como a que aconteceu em agosto, terá um caráter representativo, ou seja, devem participar todas as entidades que reivindicam o MML e também as executivas e grupo locais do movimento.

As inscrições estão abertas desde o dia 30 de outubro. As participantes deverão preencher a ficha de inscrição que já está disponibilizada e enviá-la junto com uma cópia do comprovante de pagamento para o e-mail [email protected].

Leia mais em www.cspconlutas.org.br

Leia Também