Servidores federais realizarão seminário para definir campanha unificada 2015

15/10/2014

Em reunião realizada na sede do Andes SN, em Brasília no ultimo dia 07, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPF) definiu a programação do Seminário de preparação para a campanha unificada 2015. O encontro, que além de deliberar quais os eixos que nortearão os debates no seminário, tirou como data para a sua realização os dias 14, 15 e 16 de novembro. A proposta da atividade é oferecer subsídios para que os representantes dos SPF, a partir da discussão coletiva, possam definir instrumentos e os eixos que fortaleçam a luta unificada dos servidores federais. A pauta deve trazer ainda as bandeiras históricas de luta das entidades em defesa de serviços públicos de qualidade.

PROFESSORES DA UERJ TIRAM INDICATIVO DE GREVE PARA O PRÓXIMO DIA 21
Após ponderações sobre a grave crise que se aprofunda na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em assembleia realizada na quarta-feira (08), os docentes da Uerj decidiram iniciar um calendário de mobilizações e definiram indicativo de greve para o dia 21, quando voltam a se reunir em assembleia geral. Dentre as mobilizações definidas pela categoria está a realização de reuniões setoriais para ampla divulgação entre os professores da Universidade, além de ações como panfletagem para esclarecer a comunidade acadêmica. Uma das reivindicações internas é exigir da reitoria a revogação dos Atos Executivos publicados e que comprometem a qualidade do ensino na graduação e limitam as atividades de pesquisa e extensão. A assembleia apresentou ainda um Manifesto em Defesa do Ensino, Pesquisa e Extensão divulgado pela Aduerj.

No nordeste do país, os docentes em greve das três Universidades Estaduais cearenses foram às ruas para cobrar do governo estadual o cumprimento do acordo que pôs fim à greve anterior. As manifestações exigiram o cumprimento do acordo firmado em janeiro deste ano e que prevê a realização de concursos emergenciais para 577 professores efetivos, a serem divididos entre as três instituições.Também os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), após cinco meses de paralisação e negociação com o governo, conquistaram 57,53% de reajuste salarial, percentual que viabilizará o cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos docentes. O reajuste terá seu pagamento parcelado em quatro anos e os professores devem receber a primeira parcela do reajuste, que equivale a 12,035%, em maio de 2015.

Leia as notícias no site do ANDES-SN.

Leia Também