Outubro terá Dia de Luta em defesa da Educação Pública

06/10/2014

Dois meses após a realização do Encontro Nacional de Educação (ENE), que aconteceu entre os dias 08 e 10 de agosto no Rio de Janeiro, os Comitês Estaduais em defesa da Educação Pública, já constituídos, se preparam, através da articulação entre diversas entidades sindicais e movimentos socais, para a construção do Dia de Luta, entre 20 a 24 de outubro. O Encontro, que contou com a presença de mais de duas mil pessoas de diferentes regiões do país para discutir a luta pelo direito universal à educação pública, socialmente referenciada e de qualidade, se tornou uma evidente demonstração da força dos movimentos sociais que não se renderam à proposta governista do Plano Nacional de Educação (PNE).

A educação pública brasileira, que se encontra sob os ataques dos governos na tentativa de torná-la uma mercadoria, privatizando-a das mais variadas formas e, ao mesmo tempo, colocando-a a serviço do interesse dos empresários, necessita de ações diretas para reverter o quadro do aprofundamento da sua precarização e sucateamento. Durante os três dias de Encontro, os participantes deliberaram e definiram ações coletivas que priorizam a unificação e a internacionalização da luta, entre elas, a realização da Semana Nacional de Lutas na segunda quinzena deste mês. Para isso, na Bahia, a Regional Nordeste III do Andes SN, convocou uma reunião em sua sede em Salvador no próximo dia 07 de outubro para articular a estruturação do Comitê em Defesa da Educação Pública e o Comitê Nacional em defesa dos 10% do PIB para a Educação, Já!.

A Adufs já confirmou a presença na reunião, dando continuidade à mobilização para combater o atual modelo que prioriza a lógica privatista, que tem o PNE (Plano Nacional de Educação), sancionado pelo governo do PT, como instrumento de legitimação. Para Edson do Espírito Santo, diretor da Adufs e membro do GTPE, a “Semana Nacional de Luta se consolidará como calendário essencial para garantir a Educação Pública como instrumento de formação da classe trabalhadora. A Adufs convoca os docentes para se engajarem nessa construção, pois a crise orçamentária porque passa a Uefs, o desrespeito aos direitos dos docentes, a falta da autonomia são problemas que expressam o mesmo projeto de privatização da educação”. Finalizou, informando que os(as) professores(as) que queiram participar da reunião na Regional, dia 7 de outubro, às 18h, entrem em contato com a Adufs para que seja providenciado o transporte.
 

Leia Também