ADUFS participa de Encontro Nacional do ANDES-SN

29/09/2014

O XII Encontro do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) do Andes SN, com o tema “Autonomia e Financiamento”, aconteceu entre os dias 26 a 28 de setembro em Brasília. Na mesa de abertura, Paulo Rizzo, presidente do Andes SN, saudou a luta dos docentes das instituições estaduais e municipais, citando exemplos de mobilizações que têm dado protagonismo aos docentes desse setor. Rizzo lembrou a greve das universidades cearenses, em curso, para cobrar do governo o cumprimento do acordo que previa a realização de concursos públicos. Citou também a greve das universidades paulistas, que durou quase quatro meses e, depois de muita mobilização, conseguiu assegurar o reajuste antes negado pelas reitorias e pelo governo.

O Encontro contou com a presença de 25 Seções Sindicais do Andes SN do Setor das Iees/Imes. Representando a Adufs, a professora Gracinete Souza apresentou os principais informes das ações desenvolvidas pelo sindicato, em especial as mobilizações contra a redução dos recursos para custeio e investimento e pela ampliação do quadro de vagas.

Na sexta-feira (26), durante debate sobre os temas específicos da dívida pública e dos orçamentos das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior, foi apontada a necessidade de o Movimento Docente ter domínio sobre a composição e execução dos orçamentos de municípios, estados e União, assim como acompanhar o pagamento da dívida pública, em particular exigindo uma auditoria e posicionando-se contra a política dos governos em manter o superávit primário para pagá-la, em detrimento do investimento em políticas públicas.

No último dia (28), foi aprovada uma agenda de lutas unificadas a ser encaminhada à diretoria nacional para que seja encaminhada ao Congresso do Andes SN, no início de 2015. Também foi aprovada uma Moção de Repúdio ao governo Jaques Wagner por causa da sua política de redução no orçamento das Ueba.

Leia mais em www.andes.org.br
 

Leia Também