Indígenas lutam contra construção de complexo turístico
02/09/2014
Em luta por anos aos ataques de especuladores imobiliários espanhóis contra suas quatro aldeias, o povo indígena Tremembé, do município de Itapipoca, no Ceará, viu incendiada algumas das próprias casas no dia 10 de agosto. Para barrar as reiteradas tentativas de apropriação do território Tremembé pelos espanhóis para construir um complexo turístico, a comunidade resiste em acampamento e relata ausência por parte do poder público. Apesar de serem reconhecidas pela Funai, as aldeias aguardam demarcação oficial de seu território desde o ano de 2002. Para impedir a concretização do empreendimento, é preciso que a Fundação demarque a área.
Coordenação Nacional se posiciona sobre o plebiscito da constituinte
Em reunião realizada na última semana (29 a 31 de agosto), em São Paulo, a Coordenação Nacional da CSP Conlutas fez um debate sobre conjuntura e discutiu a preparação das ações para a segunda metade de 2014, apontando as campanhas salariais e futuras mobilizações das diversas categorias em luta. Também houve discussão sobre a convocatória do Congresso Nacional da CSP Conlutas, apresentação dos informes dos setoriais, aprovação de resoluções e das moções.
Também foi aprovada uma Resolução sobre o plebiscito por uma “Constituinte da reforma política”, onde a proposta é criticada. Segundo a coordenação, o documento “nem mesmo diz quais seriam as mudanças que a reforma política deveria fazer, o que mistura as propostas dos setores da esquerda e democráticos com as da direita, que também quer uma reforma para diminuir a participação popular e o direito de representação ou mesmo existência de partidos de esquerda que tenham conteúdo ideológico e programático". Por essas razões, a Coordenação Nacional da CSP Conlutas reafirma a posição de não apoiar nem participar desta iniciativa do Plebiscito chamado pelas centrais e demais organizações que apoiam o governo Dilma.
Leia mais em www.cspconlutas.org.br