Adufs elege delegação ao Congresso
31/07/2014
Na assembleia realizada em 16 de julho, foram indicados (as) 40 delegados (as) titulares ao Congresso Estatuinte (Veja aqui). Para o preenchimento das dez vagas restantes, foi deliberada a realização de eleição direta no dia 29 de julho. No processo de apuração dos votos, verificou-se a participação de 107 eleitores (as), sendo 105 votos válidos. Dentre 25 inscritos, os dez mais votados serão delegados (as) titulares (Veja aqui) e os outros 15 serão suplentes (Veja aqui), salvo manifestação contrária. Nesta quinta (31), a diretoria da Adufs fará inscrição de toda a delegação junto (Veja aqui) à Comissão Geral da Estatuinte.
Segundo o professor Haroldo Benatti, membro da comissão eleitoral, “a eleição demonstra que todo o processo para a escolha dos delegados aconteceu de forma democrática e transparente, com o respaldo de todos os professores interessados em participar da construção da Uefs”.
O objetivo do processo Estatuinte é discutir com a comunidade acadêmica uma proposta para um novo Estatuto que atenda as exigências acadêmicas de expansão e consolidação da Uefs, na perspectiva de um projeto de universidade pública, gratuita, democrática, autônoma e socialmente referenciada.
Em vigor desde 1976, o atual Estatuto encontra-se defasado diante das necessidades institucionais. Sua modificação tem sido reivindicada por toda a comunidade acadêmica desde o início dos anos 90, mas, somente em 2008, a atual reitoria convocou o processo Estatuinte e, com a aprovação do Conselho Superior (Consu), criou sua Comissão Geral, formada por representantes dos professores, estudantes e técnico-administrativos.
Após o Congresso, a proposta do novo Estatuto será homologada pelo Consu. O próximo passo é lutar para que o governo estadual acate a decisão da comunidade acadêmica.