Adufs promove debate
07/07/2014
Em conformidade com proposta do Andes-SN de convocação de encontros preparatórios para fortalecer o Encontro Nacional da Educação (ENE), que ocorrerá no Rio de Janeiro, entre 8 e 10 de agosto, segundo deliberação de um conjunto de entidades sindicais e de movimentos sociais, a Adufs realizará um debate no dia 14 de julho, às 18h30, no Auditório do Módulo IV, com o tema Impactos do PNE no ensino superior, educação básica e profissional, tendo como expositores os professores Otaviano Helene (USP) e Jhonatas Monteiro (rede estadual de ensino).
O Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado pela presidente Dilma dia 26 de junho, reforça o setor privado e a política de mercantilização da educação. Desta forma, o desafio do ENE é contribuir para a construção de uma proposta alternativa, garantindo a ampliação dos recursos para a educação pública, a valorização do professor e a universalização do direito ao conhecimento. As discussões estão pautadas em sete eixos centrais: financiamento da educação pública; democratização da educação; acesso e permanência; passe livre e transporte público; privatização e mercantilização da Educação: das creches à pós-graduação; precarização das atividades dos trabalhadores da educação e avaliação meritocrática na educação.
De acordo com Elson Moura, diretor da Adufs, a proposta aprovada pelo governo concebe a educação como mercadoria, por isso, não atende às reivindicações dos movimentos sociais. Os eixos do Encontro Nacional foram definidos pelo Comitê Executivo Nacional da Campanha dos 10% do PIB para a Educação Pública, já!, rearticulado pelo Andes-SN, movimentos sociais, entidades estudantis e sindicais comprometidos com a Educação Pública.