Autonomia, orçamento e aumento salarial compõem a pauta

20/03/2012

Em assembleia, realizada na última quarta (14), com a participação de 80 docentes, foi aprovada a pauta de reivindicações da categoria para 2012, ainda a ser discutida no Fórum das ADs, para ser encaminhada ao governo estadual. Também nesta assembleia, foi eleita a delegação que representará a ADUFS no I Congresso da CSP Conlutas, em abril.

Após um intenso debate, a maioria dos presentes aprovou os seguintes eixos: autonomia (com ênfase na revogação do Decreto 7176/97 e ressaltando a importância de acompanhar o anunciado Projeto de Lei do governo); orçamento (subvinculação de, no mínimo, 7% da RLI, para as quatro UEBA, com critérios definidos para ajustes bianuais e quando da criação de novos cursos/aumento de vagas); aumento salarial de 28% (este percentual colocará os salários dos docentes das estaduais baianas equiparados com os dos colegas das estaduais cearenses, os melhores do ranking nordestino).

Na campanha salarial 2010, as ADs utilizaram a comparação entre os salários das Universidades estaduais nordestinas para mostrar que a Bahia estava em penúltimo lugar. Em 2012, mesmo após a incorporação parcial da CET ao salário-base e a reposição da inflação (6,5%), as estaduais baianas continuam oscilando entre último ou penúltimo lugar.  Com base nessa triste realidade, e considerando que a Bahia é o maior PIB do Nordeste, tomar uma co-irmã como referência foi visto pela maioria dos presentes na assembleia como bastante defensável junto ao governo e à sociedade. A reivindicação por melhoria salarial foi considerada não como uma necessidade para garantir condições de vida dignas, mas, principalmente, como expressão da valorização do trabalho acadêmico, tão importante para o desenvolvimento social, cultural e econômico do estado.

Sobre o I Congresso Nacional da CSP Conlutas, foi debatida sua importância na consolidação de uma Central que seja capaz de dirigir as lutas da classe trabalhadora de maneira independente de governos, partidos e patrões, papel que a CUT deixou de cumprir. Para ampliar e aprofundar a discussão, foi deliberado pela realização, ainda no mês de abril, de um debate sobre esta questão, preparatório da delegação para o Congresso. Este será realizado em São Paulo, de 27 a 30 de abril, com o tema “Avançar na organização de base”. Representarão a ADUFS como delegados os docentes: Gracinete Bastos (DEXA); Gean Santana (DTEC); Jucelho Dantas(DCBIO); Emmanoel Freitas(DCIS); Maslowa Freitas(DCHF); Balmukund Patel e Edna Araújo (DSAU). As professoras Mávis Kaipper (DLA) e Joselisa Chaves (DEXA) foram eleitas como observadoras.

Para finalizar, a assembleia aprovou duas Moções. Uma em apoio à paralisação nacional dos professores da Educação Básica na luta em defesa do pagamento do Piso Nacional e da aplicação de 10% do PIB na Educação Pública, ! A segunda moção foi de repúdio à demissão de sindicalistas no Haiti (aqui).

Leia Também