Auditoria Cidadã da Dívida promove seminário

11/11/2013

Começa nesta segunda-feira(11) e segue até a próxima quarta (13), em Brasília, o seminário: O Sistema da Dívida na Conjuntura Nacional e Internacional, com o intuito de debater os mecanismos que geram dívidas “públicas” e as consequências do endividamento. Uma audiência no Senado Federal, a partir das 18 horas, abre o evento.
 
Serão quatro mesas de debates com os seguintes temas: O Sistema da Dívida na Conjuntura Nacional e a importância da ferramenta da Auditoria Cidadã; O Sistema da Dívida na Conjuntura Internacional; Caminhos possíveis, face às ilegalidades e ilegitimidades do Sistema da Dívida; e Impactos Sociais e Econômicos do Sistema da Dívida.
 
Em relação às dívidas públicas, Maria Lucia Fattorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, explica que “há muito tempo o endividamento deixou de ser um instrumento de financiamento do Estado.  Em vez de aportar recursos ao Estado, passou a funcionar como um mecanismo contínuo de subtração de recursos públicos que se direciona ao setor financeiro. E esse sistema influencia o modelo econômico. O que questionamos é: que dívida é essa? O cidadão é chamado a pagar, e efetivamente paga. Mas esses dados ainda são uma caixa preta, e o que mais choca é a falta de contrapartida real para esta dívida".

Veja a programação do Seminário.

GREVES NA USP E NAS ESTADUAIS CEARENSES

A maioria dos estudantes da USP decidiu manter a greve e a ocupação da reitoria, em assembleia realizada no dia 6 de novembro, mesmo com a expedição do pedido de reintegração de posse do local, entregue pelo Tribunal de Justiça. Os alunos ocupam a reitoria desde o dia 1º de outubro e têm como principais reivindicações a reforma do estatuto da USP e a implantação de eleições diretas na universidade para os cargos de reitor, vice-reitor e diretores.A decisão pela continuidade da greve e permanência no prédio se deu pela insatisfação com o termo de acordo, submetido a voto durante assembleia.
 
Já nas universidades estaduais do Ceará, as seções sindicais Sinduece, Sindiuva e Sindurca definiram, com o apoio do Andes-SN, uma luta conjunta para reivindicar o atendimento das pautas e a abertura de negociação com o governo. Na última quarta-feira (6), mais de 3 mil pessoas, entre comunidade acadêmica, população e representantes de movimentos sociais e sindicais, participaram de ato na Praça da Imprensa, em Fortaleza. A manifestação contou com o apoio do Sindicato Nacional e da CSP Conlutas.

A pauta de reivindicação docente foi entregue ao governo estadual desde fevereiro de 2011 e inclui a regulamentação de Plano de Cargos, Salários, Carreira e Vencimentos (PCCV); equiparação salarial entre substitutos e efetivos; concurso público; política de assistência estudantil; infraestrutura nos campi; concurso e plano de cargo para servidores; verbas para pesquisa e reajuste salarial. 
 
Leia mais notícias no Informandes.

Fonte: Andes-SN, com edição.

Leia Também