Petroleiros e professores cariocas encerram movimento grevista

30/10/2013

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) indicou a continuidade da greve, mas diante do quadro nacional puxado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), o movimento ficou esvaziado. Os trabalhadores aprovaram a proposta da Petrobrás, autorizando sua assinatura, e a suspensão da greve, com retorno ao trabalho na última sexta-feira (25).
 
A FNP, ligada à CSP Conlutas, não tem dúvidas que a FUP, filiada à CUT, se precipitou em acabar com o movimento sem garantir integralmente a não punição dos grevistas e o não pagamento dos dias de greve. Como parte da agenda de mobilização, a Federação Nacional insistirá no cancelamento do leilão de Libra, principalmente porque não houve concorrência, somente a participação de um único consórcio.
 
 PROFESSORES DO RIO DE JANEIRO
 
Os professores da rede estadual do Rio de Janeiro decidiram, em assembleia realizada o dia 24 deste, encerrar a greve iniciada no dia 8 de agosto. Cerca de mil profissionais marcaram presença e travaram intensa discussão sobre a permanência do movimento e a aceitação do acordo com o governo. Após a decisão da assembleia, a categoria aprovou o estado de greve, para que haja uma nova paralisação caso o governo não cumpra o que foi acordado no Supremo Tribunal Federal (STF). Uma assembleia será realizada no dia 9 de novembro para avaliar o cumprimento do acordo que prevê o abono de falta durante a greve, a reposição das aulas, a não punição aos grevistas e reajuste de 8%, apesar de o reivindicado pela categoria corresponder a 19%.
 
Já os docentes do município, que ficaram em greve durante 82 dias, decidiram pela suspensão do movimento na última terça-feira (29). A reivindicação foi por um plano de carreira unificado para professores e funcionários administrativos, reajuste de 19% e maior autonomia das escolas. Durante os quase três meses de mobilização, a categoria fez várias manifestações nas ruas e ocupou as escadarias da Câmara Municipal.
 
Leia mais informações no site da CSP Conlutas.

Leia Também