VII Encontro Intersetorial começa nesta sexta-feira (25)

22/10/2013

No próximo final de semana (25 a 27 de outubro), docentes de universidades públicas federias e estaduais de todo o país estarão reunidos em Brasília para debater os desafios políticos-organizativos do Andes-SN e propor encaminhamentos que fortaleçam o sindicato.
 
“O Intersetorial terá o papel e o desafio de debater e construir mudanças para serem apreciadas e deliberadas no 33º Congresso do Sindicato Nacional. O resultado desse encontro poderá revelar a realidade e temáticas que o Andes-SN e sua base precisarão enfrentar e, a partir daí, encaminhar textos de resolução para o Congresso”, comenta a presidente da entidade, Marinalva Oliveira.

Um dos maiores desafios que o Sindicato Nacional já confronta e busca solucionar é a criação e ampliação das instituições multicampi no âmbito federal e estadual.

A Adufs será representada no Encontro pelos diretores Edson Espírito Santo e Elson Moura, além da professora Gracinete Sousa, diretora da Regional NE III do Andes-SN.

GREVE NA USP

As aulas na USP estão suspensas desde o dia 1º de outubro. A luta pela eleição direta para reitor tem contado com o apoio de docentes e técnico-administrativos, além de representantes de outros movimentos sociais e sindicais. No dia 19, uma operação surpresa da tropa de choque executou a reintegração de posse do prédio da administração da universidade, que estava ocupado.  

 
As reivindicações são por eleições diretas e paritárias para reitor e vice-reitor; fim da lista tríplice; estatuinte livre; governo tripartite da universidade, plebiscito com as propostas de democratização da USP reconhecido pela Reitoria, dissolução do conselho universitário, além da abertura imediata das negociações.
 
O processo para a escolha de reitor conta com a participação de um colegiado que representa menos de 2% da comunidade, o qual aponta para uma lista tríplice. A partir dessa lista, a palavra final de quem será o reitor é dada pelo governador do Estado de São Paulo. O atual reitor da USP, João Grandino Rodas, foi escolhido em 2009 pelo então governador José Serra (PSDB), mesmo sem ser o mais votado na lista tríplice. O mandato termina em 25 de janeiro de 2014.
 
Em assembleia realizada no dia 15, os docentes da USP decidiram dar continuidade à luta pela efetiva democratização da USP e aprovaram período de mobilização entre 16 e 26 de outubro, além de paralisação nesta quarta-feira (23).
 

 AMEAÇA DE GREVE NO CEARÁ

Os professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) fazem assembleia nesta terça (22) para avaliar a greve. Os estudantes, que realizaram assembleia na última quarta (16) e já deliberaram o indicativo do movimento grevista, ocupam a Reitoria desde o dia 9 de outubro. A ocupação ocorre num momento em que a instituição é bastante afetada com corte de recursos, carência de professores e problemas estruturais que impedem a melhoria da qualidade dos cursos.
 
Segundo a diretoria do sindicato, “embora sendo uma ação parcial e de curta duração, sendo movida por questões específicas, a ocupação da reitoria no campus do Itaperi, em Fortaleza, foi mais uma sinalização de que a situação da Uece é insustentável”.
 
Leia mais notícias no Informandes.

Leia Também