Juventude é convocada a exercer a cidadania

09/09/2013

A convocação dos jovens à luta para assumirem o papel de sujeitos atuantes na vida política do país e exigirem os direitos de cidadão marcou o discurso do professor emérito José Jerônimo de Morais, durante a Aula Inaugural do semestre de 2013.2 da Uefs. “A cidadania no nosso Brasil já está caduca, e a juventude está com uma carga de vícios que a tem impedido de se fazer atuante e presente”, alertou o professor, que é aposentado pelo Departamento de Letras e Artes e trabalhou na instituição entre 1968 e 2001. A apresentação dos professores do Seminário de Música do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) abriu a cerimônia.
 
Presente na mesa de abertura, Elson Moura, coordenador da Adufs, deu as boas-vindas aos calouros, chamou a atenção para os graves problemas financeiros vividos pelas Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e criticou o decreto nº 14.710/13 publicado em agosto pelo governador, que pode agravar ainda mais a situação em que se encontram as instituições.
 
As conquistas político-acadêmicas advindas do processo de mobilização da comunidade universitária foram ressaltadas pelo reitor José Carlos Barreto. “A universidade é resultado das lutas de muitas gerações. É necessário que sonhemos com uma universidade ainda mais competente e comprometida com a sociedade”, pontuou.  

Leia Também