Ex-diretora da Adufs recebe comenda da Câmara de Vereadores

02/09/2013

A ex-professora do Departamento de Letras da Uefs, Rita Olivieri-Godet, fundadora da Adufs, onde ocupou os cargos de secretária (84/86) e de presidente (86/88), além de ter sido vice-presidente da Regional NE III do Andes SN, entre 1988 e 1990, foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Feira de Santana, que concedeu a comenda Maria Quitéria. Tal homenagem foi justificada pela contribuição da professora à Uefs e, após sua ida para a França, em 1995, ao trabalho de divulgação da cultura feirense e baiana.
 
Com uma produção científico-literária de renome internacional, Rita afirmou que “esse título é o reconhecimento de um trabalho que tentei desenvolver no sindicato e da minha atuação acadêmica na formação dos estudantes de Letras que não tinham contato direto com a cultura feirense. Eu via meu trabalho como uma espécie de mediador entre eles e a cultura local, além de trazer para a universidade o que era produzido nas áreas da poesia e da literatura”. De passagem pela Bahia, ainda ministrou um curso no Mestrado de Diversidade Cultural (DLA) e lançou o livro A alteridade ameríndia na Ficção Contemporânea das Américas: Brasil, Argentina & Quebec, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). As cerimônias no Cuca e na Casa Legislativa aconteceram na última quinta-feira (29/08).
 
Em discurso emocionado na Câmara de Vereadores, a docente fez referência à época da militância sindical, quando, mesmo com a conjuntura política do final da ditadura militar, destacou-se como liderança e contribuiu de maneira decisiva para o fortalecimento da Adufs e do Movimento Docente em nível estadual e nacional. “A experiência como sindicalista foi fundamental para o desenvolvimento dos meus princípios éticos e políticos. O nosso sindicato não se limitou apenas ao papel de brigar pelo salário, mas de discutir a universidade e sua relação com a comunidade”, lembrou Rita Olivieri.
 
Em função da importância da pesquisa, que aborda as relações entre literatura e identidade, tendo como referência a produção literária brasileira dos séculos XX e XXI, foi nomeada, em maio deste ano, membro do Institut Universitaire de France (IUF). Entre os anos de 2006 e 2008, a docente foi diretora-adjunta da Pró-reitoria de Pesquisa da Universidde de Rennes 2, onde atua como titular de Literatura Brasileira.

Clique aqui para visualizar as fotos »

Leia Também