Falta de verbas prejudica o funcionamento da Uefs

26/08/2013

A diretoria da Adufs reuniu-se com os colegiados, departamentos e pró-reitorias das Uefs com o objetivo de identificar as consequências da falta de recursos e os problemas existentes em cada setor da instituição. As informações serão utilizadas para a elaboração do dossiê sobre as condições de estudo e trabalho.
 
Com a presença de diretores de seis departamentos (Dchf, Dfis, Dsau, Dexa, Dcbio, Dedu) e de quatro colegiados (cursos de Odontologia, Direito, Filosofia e Computação), a discussão baseou-se nas queixas de insuficiência de professor para atendimento dos cursos antigos e em fase de implantação, além de reclamações relacionadas às más condições de funcionamento dos laboratórios, deficiência em infraestrutura, morosidade nos pleitos de insalubridade e a participação docente em eventos.
 
“Queremos melhorar as condições de ensino, pesquisa e extensão. Esse encontro mostra que a Adufs não é somente a representação dos interesses da categoria, mas a representação dos interesses de todos que estão nessa comunidade. É muito bom que a entidade nos ouça para que possa estabelecer o diálogo com a administração e o governo”, disse Marília Lomanto, coordenadora do Colegiado de Direito.
 
Segundo o pró-reitor de Administração e Finanças, Rossine Cruz, o saldo diário de pagamentos a fazer é de, aproximadamente, R$ 3,5 milhões. “Em função dos atrasos no pagamento das faturas, já que o governo alega dificuldade orçamentária, tivemos a ameaça de ter paralisados os serviços de vigilância, de recepção e a suspensão do serviço de transporte. Além disso, as despesas referentes ao pagamento de professores por indenização estão sendo pagas com o orçamento da universidade”, disse, informando que a Reitoria tem priorizado o pagamento das bolsas e dos credores que tem como base o fornecimento de mão-de-obra.
 
Durante a reunião com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Pppg) foi relatado que, apesar da dotação orçamentária planejada, a morosidade do governo em liberar verbas inviabiliza e dificulta a viagem dos docentes para apresentação de pesquisas e trabalhos. Já na Unidade de Organização e Desenvolvimento Comunitário (Undec), o atraso na liquidação das faturas com os credores tem provocado o cancelamento de algumas viagens de estudantes para congressos. Conforme Otto Agra, chefe da Unidade, “não existe verba específica para a política de permanência estudantil”, informou, ao dizer que a Uefs vem trabalhando com verba própria.
 
Todas as informações colhidas serão divulgadas brevemente no dossiê elaborado pelas ADs.

Clique aqui para visualizar as fotos »

Leia Também