Ministra italiana é vítima de racismo

05/08/2013

Nei D’Ogum, militante do movimento negro em Santa Maria (RS) e do Congresso Nacional Afro-Brasileiro, explica que atos de discriminação racial na política são chamados de racismo institucional. É esse tipo de discriminação que vem sofrendo a ministra da Integração italiana, Cecile Kyenge, que, no dia 26 de julho foi agredida com bananas arremessadas em sua direção.
 
Para Nei D’Ogum, é preciso ações afirmativas que dêem um tratamento diferenciado a populações diferenciadas. Ele destaca que o Brasil é o segundo maior país com população negra, apresentando 60% de população afrodescendente.

Na Itália, Cecile Kyenge defende que o país comece um processo de reflexão sobre o racismo. “As reações aos insultos, que vejo no país, acabam por unir a Itália ‘boa’ e, quem sabe, ajudar a despertar muitas consciências, que durante anos estiveram um pouco adormecidas”, avaliou a ministra.
 
Essa não foi a primeira vez que a ministra foi vítima de discriminação. No início do mês de julho, um membro do partido Liga do Norte (extrema-direita) comparou a ministra - cidadã italiana nascida na República Democrática do Congo – a um orangotango.

Leia mais notícias no Informandes.

Fonte: Andes-Sn, com edição

Leia Também