Estatuto do Magistério Superior é tema de seminário

30/07/2013

O seminário sobre o Estatuto do Magistério Superior das Universidades do Estado marcou a abertura da reunião do Fórum das ADs, na Adusb, em Vitória da Conquista, dias 26 e 27 de julho, cuja apresentação ficou sob a responsabilidade da Adufs.  O objetivo foi resgatar a história das lutas pelo Estatuto, iniciadas em 1982. Depois da aprovação do primeiro, em 1989, conquistou-se o segundo, ainda em vigência, em 2002. Ao final, foram debatidas as possíveis alterações no sentido de aprimorá-lo.
 
Após o seminário, iniciou-se a reunião do Fórum das ADs cuja pauta foi a continuidade das lutas relacionadas à carreira, ao quadro docente e ao orçamento. Ficaram como indicativos, a serem avaliados pelas ADs, a realização de uma campanha em torno da reivindicação dos 7% da RLI já para o orçamento de 2014; elaboração de um dossiê sobre os problemas causados pelo estrangulamento orçamentário; dias de mobilização em defesa da ampliação do quadro docente e da realização de concursos públicos e a formação do GT Carreira do Fórum das ADs para iniciar a formulação de uma proposta a ser apreciada pela categoria antes de ser discutida com o governo.
 
Também foram avaliadas a participação do MD das Ueba no cortejo Dois de Julho, em Salvador, nas manifestações de rua e no Dia Nacional de Paralisação, em 11 de julho. Além disso, foi referendado um Regimento do Fórum das ADs.
 
Foram aprovadas, ainda, a convocação de uma reunião do Fórum das 12, dia 21 de agosto, e com o Fórum de Reitores, em 22 do mesmo mês, para discutir orçamento e quadro docente, além da solicitação aos deputados de uma emenda à proposta orçamentária do Executivo que destine, no mínimo, 7º da RLI para as Ueba.
 

Após seminário, Fórum das Ads iniciou a reunião                                    Após seminário, Fórum das ADs iniciou a reunião
                               Foto: Halana Andrade

Leia Também