Seminário define propostas unitárias para atuação nas lutas

22/07/2013

Cerca de 200 dirigentes e ativistas sindicais de 13 estados brasileiros e do Distrito Federal participaram do Seminário ocorrido nos dias 17 e 18 de julho, em Porto Alegre. O Seminário foi convocado pela CSP-Conlutas, “A CUT Pode Mais”, Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA).
 
O membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, José Maria de Almeida, enfatizou a importância de o seminário ocorrer num momento de virada brusca na realidade política do país. “A retomada de mobilizações de massa, primeiro com a juventude e, agora, com os trabalhadores, colocou a disputa política na sociedade num outro patamar. Ficou claro para a população que é necessário e possível lutar. Com sua luta e auto-organização, é possível obter conquistas. Nós precisamos nos apoiar nas lutas e disputar a nossa classe para um projeto que atenda as nossas necessidades, contra todos os governos que governam para os interesses dos grandes capitalistas”.
 
Como propostas do seminário, foram definidos os seguintes encaminhamentos: desencadear nacionalmente um esforço de preparação pela base da Paralisação Nacional de 30/8, passando pela realização de ações dia 6/8; Na construção da Paralisação Nacional, além da defesa da pauta unitária definida pelas centrais sindicais, levantar um programa que aponte as mudanças de fundo que são necessárias, que questione o modelo econômico vigente e os governos que o aplicam. A medida vale particularmente para o governo Dilma, mas também para os governadores dos estados e prefeitos (de todos os partidos).

Leia mais notícias no site da CSP Conlutas.

Leia Também