Docentes comemoram conquistas da categoria

22/07/2013

Histórias de diversas gerações de professores se misturaram em um encontro emocionado, durante o coquetel em comemoração aos 32 anos da Adufs, realizado na última quinta-feira (18), no Auditório Central. Docentes que ajudaram a fundar o sindicato e tantos outros que colaboram com a continuidade da luta do Movimento Docente (MD) reuniram-se em um momento de descontração. 
 
Naidison Batista, primeiro presidente da Adufs, lembrou a história da fundação da entidade e a importância do trabalho realizado pela categoria. “A Associação foi instituída para incorporar a luta dos professores por melhores condições de trabalho e em defesa de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. É preciso que os novos profissionais a vejam como instrumento de luta e cidadania e que valorizem cada vez mais o trabalho por ela realizado”, disse, convocando outros docentes para a militância. Aposentado há cerca de dez anos das atividades da Uefs, onde esteve lotado no Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, o professor afirmou que mesmo fora da academia, sempre acompanha as ações da entidade.
 
A atuação da Adufs foi destacada também por Rodrigo Osório, professor de História na Uefs há quatro anos. “As nossas lutas, como o movimento grevista de 2011, por exemplo, que foi vitorioso, demonstram a força dos professores e o respaldo da entidade no campo político. Nosso processo de luta é muito rico e positivo”, avaliou.
 
O coquetel foi animado pela música da cantora Juliana Greyce, seguida da apresentação do cantor Paulo Costa, que levou diversos estilos musicais ao espaço da festa. “O coquetel está lindo e opção musical muito boa. Esses momentos mostram que nosso sindicato também valoriza o aspecto cultural. Me sinto representada pela Adufs, pois as políticas que implanta e discute é o que eu penso. Além disso, está fora de qualquer partido político”, afirmou Reinalda Souza, lotada no Departamento de Exatas. 
 
No intervalo entre a apresentação dos artistas, Emmanuel Oguri, diretor da Adufs, agradeceu a todos por prestigiarem a festa e fez um breve histórico do último enfretamento do MD com o governo para a discussão da pauta de reivindicações 2012. Segundo o professor, “o MD acabou de sair de um processo vitorioso de negociação com o governo e agora começa a pensar no desenvolvimento de outras atividades. Convido cada um de vocês para participar das ações do sindicato e ajudar a fortalecer a nossa luta”. 

Clique aqui para visualizar as fotos »

Leia Também